Darwin por ele mesmo – II

Em carta a Charles Lyell, de 30 de março de 1859:

Também lamento o termo “Seleção Natural”, mas espero conservá-lo como {uma} Explicação mais ou menos assim: - “Através da Seleção natural ou preservação das raças favorecidas”.
A razão de eu gostar desse termo é que ele e constantemente utilizado em todos os trabalhos sobre a Criação...” (“As Cartas de Charles Darwin – uma seleta, 1825-1859". Editora Vunesp. São Paulo, 1997, p. 289).

Síntese:
1. A expressão “Seleção Natural” já era de uso comum na época de Darwin, daí ter ele escrito: “A razão de eu gostar desse termo é que ele e constantemente utilizado...”. O que o torna “particular” para Darwin é o novo sentido que ele lhe atribui: “preservação das raças favorecidas”, que remete ao lema “sobrevivência do mais apto”.

A natureza para Darwin era um como um enorme Coliseu romano, onde somente os mais fortes ou aqueles favorecidos pelo imperador (no caso de Darwin a "Seleção Natural) sobreviviam:
Na sociedade e na natureza, mendigos e brutos tinham de lutar e apenas os melhores sobreviviam. O rosto da natureza não estava mais sorrindo; ela olhava severamente para uma arena de gladiadores, semeada pelos cadáveres dos perdedores” (Desmons & Moore: "A Vida de um Evolucionista Atormentado: Darwin”, Geração Editorial. São Paulo, 1995. Com “favorecidas” ele quer dizer também “aperfeiçoadas”. Isso tudo está bem explicitado em suas obras, como em:

Quando, após os elevamentos, as ilhas se transformaram de novo num continente, uma luta muito viva deve ter recomeçado; as variedades mais favorecidas ou mais aperfeiçoadas puderam então estender-se; as formas menos aperfeiçoadas foram exterminadas, e o continente restaurado mudou de aspecto com respeito ao número relativo dos habitantes” (p.122).

A seleção natural atua unicamente por meio da conservação das variações úteis a certos respeitos, variações que persistem em razão desta mesma utilidade. Devido à progressão geométrica da multiplicação de todos os seres organizados, cada região contém já tantos habitantes quantos pode nutrir; resulta daí que, à medida que as formas favorecidas aumentam em número, as formas menos favorecidas diminuem e tornam-se raras” (p. 123).

A seleção natural atua apenas pela conservação das modificações vantajosas; cada nova forma, sobrevindo numa localidade suficientemente povoada, tende, por conseqüência, a tomar o lugar da forma primitiva menos aperfeiçoada, ou outras formas menos favorecidas com as quais entra em concorrência, e termina por exterminá-las. Assim, a extinção e a seleção natural vão constantemente de acordo. Por conseguinte, se admitimos que cada espécie descende de algum a força desconhecida, esta, assim como todas as variedades de transição, foram exterminadas pelo fato único da formação e do aperfeiçoamento de uma nova forma" (p. 185).

A teoria da seleção natural é baseada na opinião que cada variedade nova, e, em última análise, cada espécie nova, se forma e se mantém por meio de certas vantagens adquiridas sobre as que consigo entram em concorrência; e, enfim, sobre a extinção das formas menos favorecidas, que é a conseqüência inevitável. O mesmo se dá com as nossas produções domésticas, porque, quando uma variedade nova e um Pouco superior foi obtida, substitui a princípio as variedades inferiores da vizinhança; mais aperfeiçoada, espalha-se cada vez mais, como os nossos bois de chifres curtos, e toma o lugar de outras raças em outros países” (p.388).
Fonte:
A Origem das Espécies”. Lello e Irmãos. Porto, 2003).

Por mais obscuro que seja o progresso da ci­vilização, podemos pelo menos ver que uma nação que, du­rante um período prolongado, produziu o máximo número de homens de maior intelecto, enérgicos, corajosos, patrióticos, generosos, em geral deveria prevalecer sobre as nações menos favorecidas. A seleção natural deriva da luta pela existência e esta de uma rápida taxa de aumento”.
Fonte:
A Seleção Sexual”. Hemus Editora. São paulo, 1974.

2. O conceito de mudanças gradativas operadas mediante a “Seleção Natural” num longo espaço de tempo foi inferido a partir das observações realizadas por meio das criações domésticas ou seleção artificial.

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário