As heranças de Darwin e Marx

Não! Não estou me referindo às heranças ideológicas: o comunismo e o darwinismo, mas aos bens que ambos deixaram por disposição testamentária.

Segundo publicou-se recentemente por meio de informações obtidas dos arquivos do site inglês “Ancestry”, Karl Marx morreu na pobreza, em 1883, deixando uma herança de apenas 250 libras para sua filha caçula Eleonor. Hoje esse valor correspondería a 36.268 dólares.

Em contrapartida, Charles Darwin, que morreu em 1882, deixou como herança um patrimonio de 146.911 libras, correspondente hoje a 20,4 milhoes de dólares. A riqueza de Darwin foi quase o dobro daquela que deixou o escritor Charles Dickens (10,9 milhões de dólares).

É. Como escreveu Nélio Bizzo (“O que é Darwinismo”): "
Darwin não entendia nada de herança biológica, mas no outro tipo de herança era ‘expert’”. Tinha recebido verdadeira fortuna do pai (cerca de 250 mil dólares). Mesmo sem nunca ter trabalhado, conseguiu amplia-la... A teoria darwinista baseia-se fundamentalmente na suposição de que os organismos evoluem porque se daptam às condições do mbiente. Pode haver visão mais cômoda para um joevem burguês almofadinha, interessado em manter a disciplina de seus empregados?"(p. 56).

É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário