A importância do darwinismo para a humanidade

O que seria da humanidade se não fosse Charles Darwin, a Seleção Natural e a Teoria da Evolução? Seríamos mais desafortunados e infelizes? Sofreríamos menos com a realidade da morte? Estaríamos menos propícios à angústia diante da dor e do sofrimento? Viveríamos de maneira mais digna neste mundo onde impera as contrariedades? Haveria menos preconceitos e mais consciência quanto aos direitos do homem?

O que seria da Natureza e dos animais sem a embriologia, a homologia, a deriva gênica e outros mecanismos darwinianos ad infinitum? Haveria menos degradação ao meio ambiente e maiores cuidados para com a preservação das espécies?

Não!
O darwinismo provavelmente deu seu estímulo à Biologia, todavia, o mundo só teria ganhado sem ele. Sem o darwinismo certamente não haveria a eugenia de Galton, Spencer, Huxley, Darwin, Paul Broca, Lombroso, entre tantos outros destacados evolucionistas, que influenciaram as sociedades com suas idéias. A calamidade social advinda dos ideais racistas oriundos do conceito de evolução como progresso foram de uma monstruosidade tão grande que deveria causar repulsa a qualquer pessoa com o mínimo senso de humanidade.

Por tudo isso, não preciso dessa ideologia pra viver!

É isso!

Um comentário:

  1. Iba, você entendeu o que eu escrevi? Uma teoria pode dar base a uma ideologia. Mas esse não é necessariamente o caso. Teorias servem para tentar explicar algo, e esse foi o PROPÓSITO da teoria da Evolução. E você costuma jogar alguma coisa fora só porque alguém pode possivelmente fazer mau uso? Prefere deixar a humanidade sem navalhas? Como é que as pessoas vão cortar o bife do almoço?

    ResponderExcluir