Eu li isso...

"Darwin argumentava que o registro geológico era excessivamente imperfeito — um livro a que restavam poucas páginas, poucas linhas em cada página e poucas palavras em cada linha. Não vemos mudança evolutiva lenta no registro fóssil por que estudamos apenas um passo em milhares. A mudança parece ser abrupta porque faltam os passos intermédios.

A extrema raridade das formas de transição no registro fóssil persiste como "segredo do negócio" da paleontologia
. As árvores evolutivas que adornam nossos manuais têm dados apenas nas pontas e nos nodos dos seus ramos; o resto, por mais razoável que seja, é inferência, e não evidência de fósseis. No entanto, Darwin aferrou-se tanto ao gradualismo, que comprometeu toda a sua teoria numa negação desse registro literal:

O registro geológico é extremamente imperfeito e esse fato explica em larga medida por que não encontramos variedades intermináveis ligando entre si todas as formas de vida, extintas ou existentes, pêlos mais refinados passos graduados. Aquele que rejeitar essas ideias sobre a natureza do registro geológico rejeitará certamente toda a minha teoria.

O argumento de Darwin ainda persiste como a escapatória favorita de muitos paleontólogos ao embaraço de um registro que parece mostrar, diretamente, tão pouco da evolução. Ao expor as raízes culturais e metodológicas do gradualismo, não desejo de maneira alguma impugnar sua validade potencial (porque todas as ideias gerais têm raízes semelhantes); desejo apenas apontar que ele nunca foi "vis­to" nas rochas.

Os paleontólogos têm pago um preço exorbitante pelo argumento de Darwin. Julgamo-nos os únicos verdadeiros estudiosos da his­tória da vida; no entanto, para preservar nosso relato favorito da evolução pela seleção natural, consideramos os nossos dados tão maus que quase nunca enxergamos o próprio processo que alegamos estudar."

Fonte:
Stephen Jay Gould: "O Polegar do Panda". Editora Martins Fontes. São Paulo, 1989, p. 192.

É isso!

Um comentário:

  1. Acho que esse ai de cima não viu que as aspas englobam todo o texto, que por sinal é de um senhor razoavelmente instruido (sarcasmo =D).

    ResponderExcluir