Falácias ad infinitum

Quem já ouviu acerca das as famosas Falácias de Argumentação? Por exemplo, a famosa falácia Argumentum ad hominem (do latim, argumento contra a pessoa), que consiste no ataque direto ao outro debatedor, pondo em dúvida seu caráter e seus argumentos?

Pois bem. Selecionei, a seguir, as falácias mais comuns usadas pela galerinha de Darwin a fim de manter seu status acadêmico e desprestigiar teorias alternativas. Ei-las:

1 – Insistem que a Teoria do Desenho Inteligente (o Tedeísmo) é a mesma coisa que Criacionismo, associando-a constantemente à religião.

2 – Afirmam que todos os cientistas competentes e racionais aceitam o darwinismo como fato consumado.

3 – Pressionam para que se aceite o darwinismo porque um grande número de pessoas esclarecidas já o aceitou.

4 – Empregam com freqüência os termos “fundamentalistas” e “anti-intelectuais” em referência aos não-darwinistas.

5 – Selecionam apenas aqueles elementos que podem ser pesados, medidos e contados como estes fossem a única e inesgotável verdade.

6 – Aplicam com freqüência o principio da Seleção Natural aos problemas sociais, buscando explicá-los mediante mecanismos biológicos.

7 - Alardeiam que os mecanismos de complexidade irredutíveis foram todos testados segundo o modelo gradualista.

8 – Dizem que que todos os que apóiam a Teoria do Desenho Inteligente (Tedeísmo) são de tendências religiosas.

9 – Usam constantemente o “argumento da imperfeição” a fim de mostrar que um Designer não faria isso ou aquilo.

10 – Apelam sempre para uma cartinha de Popper com o intuito de provar que ele mudou de idéia e que, portanto, a Teoria da Evolução é falseável segundo critérios deste filósofo da ciência.

11 - Divulgam amiúde uma suposta conspiração contra a Teoria da Evolução nos EUA tramada pelos proponentes da Teoria do Design Inteligente a fim de que o criacionismo fosse ensinado nas escolas.

E por aí vai...

É isso!

Um comentário:

  1. 1- A decisão do julgamento de Dover demonstra que DI é criacionismo, inclusive pode ser encontrado seu elo. Isso não é falacia é um fato demonstrado em um tribunal que já era amplamente aceito, DI é apenas uma forma de burlar o principio da laicidade.
    2 e 3- Pode ser chamado de apelo a autoridade, mas de fato é verdadeiro que a maioria esmagadora dos cientistas da área aceitam a evolução. Se a maioria dos especialistas aceitam algo é um bom indicio de que seja verdade, ou você recusaria a opinião da maioria dos médicos.
    4- O DI é criacionismo que parte de uma leitura fundamentalista da Bíblia, logo é extremamente provável que um defensor do DI seja fundamentalista.
    5- A ciência só aceita aquilo que é mensurável, isso é logico. Como poderíamos discutir algo por meio da mensagem revelada ou de achismos subjetivos.
    6- Isso ocorre, mas esta longe de ser uma regra embora eu considere muito razoável e coerente, o livro O gene egoísta aborda muito bem isso. Ótimo livro muito respeitado e influente.
    7-Muitos deles foram testados pelo modelo gradualista e todos passaram, alguns casos novos ou pouco estudados ainda estão na fila de espera. Alis o argumento da complexidade irredutível não passa de apelo a ignorância como bem aponta Collins chefe do projeto genoma que inclusive é cristão.
    8- Nem todos pode existir um ou outro que acredite que o criador é um alienígena. Todos nos sabemos que o DI é subproduto do criacionismo literalista da Bíblia.
    9- Este é um ótimo argumento contra o DI.
    10- Isso é verdadeiro, o principio da falseabilidade é amplamente aceito pelos filósofos da ciência, embora existam divergentes.
    11- A estrategia da cunha é de domínio publico, existem entrevistas do seu criador falando sobre ela, alias você vai achar tudo isso na wikipedia, simplesmente porque é de domínio publico.

    ResponderExcluir