Charles Darwin e Allan Kardec: confronto ideológico

Se fôssemos pensar o darwinismo à luz das doutrinas religiosas, qual religião melhor se adaptaria aos ideais propostos pelo naturalista inglês Charles Darwin?

Bem. Não restam dúvidas de que o Espiritismo é a escolha mais coerente sob este ponto de vista. Sim, pois como é sabido, o pai da religião espírita, o francês Allan Kardec, ao construir suas doutrinas fez uso abundante dos pressupostos evolutivos, mais exatamente da evolução como idéia de progresso. Ademais, o Espiritismo, tal qual o Darwinismo, faz questão de lograr para si o status de "ciência", e ciência "de fato", diga-se de passagem!

E sobre o assunto, faço referência de um livro de autoria de
Hebe Laghi de Souza, no qual esta afinidade é defendida como sendo um diálogo ideologicamente possível. O título é: Darwin e Kardec: Um Diálogo Possível, publicado pela Editora Allan Kardec.

Vejamos a síntese do livro, conforme o site espírita citado logo abaixo:

"A obra contribui para diminuir a distância entre os dois polos do conhecimento em que se pôs o Homem por inércia, orgulho, vaidade ou medo. As leis da natureza, reveladas por Charles Darwin, se põem paralelas às do mundo espiritual, codificadas por Allan Kardec. Livro indicado a todos os que desejarem entender o ser espiritual que somos, nosso destino futuro, o que fazemos aqui, a razão da existência de um sistema evolutivo aparentemente cruel e os motivos de nossa vivência sujeita a obstáculos e sofrimentos."

Fonte:

3 comentários:

  1. É INTERESSANTE DE ONDE SURGEM TANTOS NOVOS ESPÍRITOS PARA VOLTAREM PARA A TERRA, JÁ QUE A POPULAÇÃO MUNDIAL ATUAL É MAIOR EM RELAÇÃO AO PASSADO, ISSO SEM CONTAR OS QUE JÁ ATINGIRAM "A EVOLUÇÃO" E ESTÃO AÍ PASSEANDO PELO UNIVERSO E SÃO SUBTRAÍDOS DESSA MATEMÁTICA...

    ResponderExcluir
  2. Se a evolução espiritual fosse verdadeira, era para o mundo estar muito melhor e não pior.
    Eu já fui kardecista, mas agora prefiro acreditar no Inferno mesmo para todos esses canalhas que são capazes até de alugar um ventre humano e de vender embriões humanos. Essa idéia de reencarnação faz um mal moral enorme, pois faz parecer que Deus é relapso, deixa pra punir mais tarde, passa a mão na cabecinha de monstros.
    Não concordo com a idéia de que quase todo mundo vai para o inferno, mas eu já vi tanta coisa errada na minha vida que sinceramente acredito que em certos casos existe sim CONDENAÇÃO ETERNA E SOFRIMENTO ETERNO.

    ResponderExcluir
  3. Há algum tempo ouço as teorias Kardecistas, nas quais construi a base de toda a minha personalidade, por acreditar ser a mais coerente, então cursei psicologia, e nas aulas de antropologia, e neuropsico, aprendi muito sobre Darwin, e passei a associar as idéias em comum, do cientista e a do espirita, e notei também a grande conhecidencia na defesa da evolução dos seres, e criativa e critica como sou passei a entender dentro das duas filosofias uma teoria particular, mais mantendo a fé nos dois argumentos.
    Esta teoria não vou citar aqui para não me estender.
    Então pensei porque não pesquisar a data exata das publicações das duas teorias, e percebi apenas cinco anos de diferença entre uma e outra, e como sabemos que o pensamento Darwinista causou grande polemica na época, por mudar mais uma vez o pensamento de Deus como criador de cada ser de forma individual, devo entender que tal teoria causou interesse de intelectuais como Kardek que possivelmente teve a idéia de unir a religião com a ciencia, embora eu saiba que Kardek não assume tais idéias como partida dele, e sim de duas meninas mediunizadas nas quais ele pesquiva.
    O interessante é que o livro de Kardek foi escrito 5 anos após a teoria da evolução de Darwin.
    O que eu me questiono, teria Kardek se influenciado pela literatura de Darwin e unido esta informação a religiosa da época e criado uma nova teoria religiosa, que pudesse adaptar ciencia e religião, ou seria mera conhecidencia?

    ResponderExcluir